A "BeDance", fundada em Janeiro de 2020, é uma escola de dança que visa a promoção de artes corporais através da dança e do teatro. Disponibilizamos várias alternativas de formação, compreendendo diferentes graus de ensino, aptos a receber participantes com diferentes experiências e de várias idades. Pretendemos cada vez mais, oferecer um serviço eficiente e profissional de forma a obter o reconhecimento de todos aqueles que nos procuram. Levamos a efeito no final de cada ano letivo, a participação num espetáculo como culminar de um ano de esforço global, mas gratificante tanto para alunos como professores e inclusive para os próprios pais e familiares, e também em diferentes eventos quando solicitada.
Principais objetivos
Desenvolver a criatividade e a expressão corporal;
Promover a autoestima e o bem-estar;
Motivar atos de cidadania;
Estimular o trabalho de equipa;
Potenciar as dimensões artísticas e criativas;
Organizar eventos culturais e artísticos;
Formar futuros bailarinos
Contexto
No ensino tradicional apenas se considerava o aprender de saberes teóricos, no entanto, com a evolução da educação concluiu-se que, devido à complexidade do ser humano, era impossível estudar a pessoa apenas no seu intelecto esquecendo a parte social e corporal.
Ao tomarmos conhecimento de que somos um ser biopsicossocial, recheado de riqueza e complexidade, outros campos de aprendizagem ganharam importância.
Os pedagogos dizem agora que é fundamental a criança aprender o seu esquema corporal de modo a que saiba utilizar o corpo para seu próprio benefício: comunicar, expressar sentimentos, dramatizar...
Assim, a expressão corporal, através do jogo e da dança, leva à formação da personalidade, à evolução da imagem do seu corpo e ao aumento da segurança e confiança em si mesma.
Neste sentido, a dança contribui para a formação do indivíduo ao nível físico, emocional, intelectual e estético, melhora a coordenação, flexibilidade e tonicidade, desenvolve também as capacidades expressivas, criativas e estéticas.
Sob o ponto de vista psicológico, pode ter uma ação preventiva ao nível de alterações afetivas e de comportamento, atenuadas pela expressão corporal do indivíduo, consigo próprio e na interação com o grupo e a sociedade.
Em suma, a prática da dança contribui muito positivamente para a melhoria da qualidade de vida e intervenção sociocultural.